Uma das coisas que podem ser muito marcantes em alguém é a sua expressão. Seja seu olhar, seus trejeitos com o corpo, um levantar de sobrancelhas, etc; Tudo pode se tornar significativo e causar um impacto na visão das outras pessoas. Por isso resolvi trazer esse assunto para nosso blog, e aqui vou explicar algumas coisas que sei e entendo a respeito das expressões, tanto faciais quanto corporais - e te ajudar a entender e transmitir suas emoções e até sua personalidade por meio delas. Então, vamos começar?
Quando falamos de expressões a primeira coisa que vem à mente devem ser as expressões faciais - o sorriso mostrando alegria, o olhar cabisbaixo trazendo tristeza, ou então aquele olhar desconfiado. As expressões faciais podem transmitir emoções e sentimentos específicos, mas não são somente elas que fazem parte da comunicação visual do ser humano. O corpo também tem sua expressão e muitas vezes é a combinação dessas duas formas de se expressar que se pode obter ótimos resultados fotográficos, não só executando uma boa foto, mas uma mensagem de significado, a expressão de um motivo.
7 EXPRESSÕES FACIAIS BÁSICAS
De acordo com estudos do psicólogo Paul Ekman, temos basicamente sete expressões faciais que estão ligadas a algum sentimento ou emoção, independente de que cultura ou origem social seja a pessoa. São elas:
Expressão de ALEGRIA
Expressão de TRISTEZA
Expressão de RAIVA
Expressão de MEDO
Expressão de NOJO
Expressão de SURPRESA
Expressão de DESPREZO
A partir delas podemos mostrar diferentes mensagens em nossas fotos. Hoje vamos abordar quatro delas: Alegria, Tristeza, Raiva e Medo. Então, bora ver algumas dicas de como conseguir esses resultados?
1 - ALEGRIA

Um clássico sorriso quase sempre traz essa sensação de alegria - mas cuidado! É muito fácil perceber um sorriso falso ou forçado. Para sempre alcançar sorrisos espontâneos segura essa dica: Se encare em frente ao espelho e comece a dar um sorrisão forçado. É sério, vai lá, tenta. E olha, nada de ficar se julgando ou avaliando beleza! O lance é realmente se soltar e eventualmente você vai conseguir um sorriso espontâneo. E perceba os detalhes com isso: quando sorrimos de verdade, nossos olhos fecham bastante, as maçãs do rosto se expandem e os dentes se mostram por completo. São esses detalhes que conseguem trazer um verdadeiro sorriso. Claro que, além do sorriso, podemos expressar alegria com caretas, uma língua pra fora por exemplo. E o corpo também se expressa bastante: na alegria é comum o peito ficar bem aberto, os braços mais soltos, o queixo pra cima ou o corpo bem jogado pra frente. O segredo é estar sempre bem leve.
2 - TRISTEZA

Nem sempre precisamos demonstrar algo que não queremos. Aceitar a tristeza e lidar com ela também faz parte de ser humano - e transmitir esse sentimento pelas fotos pode ser algo importante para muitas pessoas. É extraindo e demonstrando que podemos lidar melhor com nossas emoções e entendê-las. Para essa forma de fotografia, os olhares mais laterais, escondidos e recuos, para o lado por exemplo, podem trazer essa emoção forte. Os ombros costumam ficar mais baixos, o corpo mais introvertido, encolhido. Queixo para baixo, ou apoiado nas mãos. Experimente também uma iluminação diferente, como uma luz dura por exemplo, criando fortes sombras. O impacto visual criará um intenso sentimento.
3 - RAIVA

Nem sempre as expressões precisam ser extremas. Uma sutileza, principalmente na expressão da raiva, pode transmitir seriedade e maturidade, ou até um confronto com quem observa. A raiva se caracteriza pelas linhas bem forte do rosto, com as sobrancelhas bem fechadas e os lábios cerrados. Embora muita gente ache que as fotos sorrindo são sempre as melhores, tem alguns, como eu, que gostam de explorar outras opções, que muitas vezes tem ainda mais a ver com a pessoa fotografada. Nem todo mundo gosta de sorrir, isso não significa que a pessoa não esteja bem consigo mesma. Então vamos lá, expresse um pouco de raiva pelas fotos com um olhar mais fechado, lábios mais cerrados e uma boa encarada na lente. Braços cruzados ou na cintura também intensificam essa expressão.
4 - MEDO

Por fim, a expressão de medo pode trazer a impressão de enfrentar algo inesperado, e também pode causar para quem vê, a sensação de mistério e insegurança quando não temos evidenciado o motivo do medo. Aproveite isso e tente fazer uma cara de espanto, a boca aberta (não tanto, para não ser tão caricato), um olhar lateral e atento a algo. Combine o direcionamento do corpo também, mantendo ele em sentido contrário ao olhar, dando a impressão de que vai se mover para outro lugar. Essa emoção combina muito bem com pessoas que são mais cautelosas e cuidadosas, então se for assim vá em frente e experimente essa expressão!
Por enquanto isso é tudo, e em breve postarei a parte 2 desse conteúdo, onde vamos abordar as expressões de Nojo, Surpresa e Desprezo - e essas são bem diferentes! Nos vemos logo, até mais e fiquem bem <3